25 de fevereiro de 2011

Pratos de Bateria

Seja numa banda de rock, grupo de jazz ou orquestra sinfônica, pratos parecem não ser instrumentos musicais muito importantes. Porém muitos os descrevem como os "vocais" de uma bateria. Se você toca jazz ou heavy metal, então é necessário ter diferentes tipos de pratos, com diferentes sons e sentimentos. Por isso existe uma diversidade enorme de produtos para diferentes tendências da música.
Os pratos têm um número de características que os profissionais podem reconhecer. Elas são a aparência, peso, forma e tamanho. Todas elas têm um papel importante na forma como soa um prato profissional. Tudo depende do que o baterista quer fazer. Os básicos são crash, high-hat e ride e talvez alguns pratos de efeito sendo que o som dos pratos também pode mudar de acordo com o tempo.

Instrumentos de percussão são muito importantes no contexto geral da indústria da música, pois eles fazem o ambiente ou o pulsar que são tão importantes para levar uma música adiante e os pratos são indispensáveis.


Alguns tipos de pratos disponíveis no mercado:

Latão – Liga extremamente econômica, usada em pratos de estudo e para iniciantes.
B8 – Liga de cariz europeu, usada em pratos semi-profissionais e profissionais.
B10 – Liga intermediária e profissional, utilizada principalmente pela Zildjian e pela Meinl.
B12 e B15 – Liga intermediária e semi-profissionais utilizadas principalmente pela Zildjian.
B20 – Liga tradicional, usada pelas marcas de tradição turca (Sabian, Zildjian, Istanbul, Saluda, etc.), são os pratos populares, mas qualidade sonora superior ao do latão.
B23 – Liga chinesa utilizada principalmente pela Wuhan e pela Stagg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário