Tudo que é novidade pode causar uma certa estranheza, levantar muitas duvidas e deixar as pessoas inseguras. A compra do primeiro Set. de Bateria não é diferente, principalmente porque a Bateria oferece uma enorme variedade de configurações, tipos de madeira, peles, pratos…enfim, um Universo repleto de acessórios.
Mas entrar numa loja não deve de significar um grande desafio ou um mistério sem solução. Tomar a decisão na hora de comprar a Bateria envolve muitos factores, e certamente o preço é determinante em alguns casos. Por isso mesmo o bom senso é a chave. Mas muitas vezes o barato sai caro…
Qual é o teu estilo?
Esta pergunta como é óbvio é difícil de responder por um iniciante, o seu conhecimento musical, variedade de timbres e sonoridades ainda é bastante reduzida.
A configuração de uma Bateria é algo muito pessoal, portanto depende de cada um.
Não existe uma regra que determine o que é correcto ou incorrecto, mas sim o que serve ou não para ti.
A maioria dos bateristas começou com set’s básicos, bumbo 20 ou 22 e depois tons 10, 12 e 14. No entanto o Kit mais básico e “original é bumbo de 20 e apenas dois tons, 13 e 16.
Buddy Rich por exemplo tocava na sua Big Band com um Kit muito similar aquele com que ele começou, ou seja, nem sempre temos que ir acrescentando mais coisas ao nosso Kit.
Eis as várias configurações possíveis.
Legenda
B – Bumbo
T - Tom
C - Caixa
Jazz:
B 18x16
T 12x8 14x14
C 14x5
Todos os bateristas que tocam este gênero trabalham em cima do convencional. O conceito divide-se entre Baixo, Piano e Bateria com dois tons, o bumbo é uma “continuação” da bateria, é como que um terceiro tiom, ele não só marca como completa o fraseado.
Pop:
B 20x18
T 10x8 12x9
C 14x5
Possui um intervalo entre as medidas, o que facilita a afinação.
Rock/Heavy/Punk
B 22x18
T 13x11 16x16 18x16
C 14x5,5 ou 14x7
É um kit bastante pratico e com muito ataque. O som normalmente é mais grave e o bumbo tem mais volume, muito embora o volume dependa sempre do músico.
Se quiseres tocar com dois Bumbos, é INTERESSANTE começar de inicio para te habituares a ergonomia do instrumento. (isto não é uma opinião consensual)
Fusão:
B 20x18 ou 20x14
T 8x8 10x8 12x9 14x12
C 14x5
O estilo tem muitas notas e velocidade. Por isso usa-se Tonss mais pequenos.
Funk.
B 22x18
T 12x10 16x16
C 14x5
Como o estilo não se baseia muito nos breaks ou em frases complicadas mas sim no Groove, o bumbo deve de ser consistente porque é ele que faz a marcação. Caixa deve de ter bastante ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário