26 de fevereiro de 2011

DW Drums

Sem sombra de duvida uma das mais Desejadas e Respeitadas marcas de bateria do mundo! Quem nunca sonhou em ter uma DW? Mas então a historia da DW é bem maior do que simplesmente uma ótima bateria, guarda detalhes da evolução da bateria e vem a cada dia inovando mais e mais o mercado musical. 
Durante anos a DW se destacou pela inovação e qualidade. Hoje, baterias como Terry Bozzio, Neil Peart, Marco Minnemann, Gary Novak, juntamente com muitos bateristas de bandas populares como Madonna, Bruce Sprinsteen, Dixie Chicks, Incubus, Queens of the Stone Ages, Avril Lavigne, e tantos tantos outros que escolheram tocar com baterias, pedais e hardware DW.
Tudo começou em 1972 quando Don, com 26 anos, abriu um pequeno estúdio em Santa Monica, Calif onde ensinava a tocar bateria. Ele deu o nome ao estúdio de Drum Workshop, e oferecia tanto aulas privadas, como workshops mensais. Ao ver um anúncio da Drum Workshop nas páginas amarelas, John Good, agora Vice-Presidente da DW, inscreveu-se em aulas, aos 17 anos, para melhorar as suas técnicas e “desaprender” aquilo a que ele chama de “baús hábitos baterísticos”. “Depois de 3 meses de aulas, Don foi ter com John e disse-lhe, ‘Sabes, eu tive imensos alunos excelentes. Não acho que vás ser um deles’,” diz John. “Então eu disse, ‘Fixe… agora o que é que vamos fazer?’” Apercebendo-se que zelava pelos seus interesses, Don trouxe investidores e mais uns quantos professores e começou a vender baquetas, livros e baterias para ajudar a subsidiar as despesas. Ao contratar John como agente de vendas a part-time, os dois passavam horas a discutir diferentes maneiras de melhorar a arte de tocar bateria através do melhoramento dos produtos para a própria bateria. “Foi assim que o entusiasmo começou,” lembra John. “Nós ficávamos a falar durante horas acerca das nossas ideias para criar melhores produtos. Antes que déssemos por isso estávamos a trabalhar juntos.” Destes dois génios saiu o primeiro produto DW: o novo design de John para um banco ajustável. Vendendo cerca de uma dúzia de bancos por mês, John desistiu do seu outro emprego e passou a trabalhar para Don a tempo inteiro. “Depois de ensinar todo o dia, arrumávamos as baterias para um canto, e íamos buscar as mesas para fazermos os bancos,” lembra Don. “Depois eu ia-me deitar pois no dia seguinte teria de ensinar novamente, mas o John ficava por entre a noite a construir mais bancos para preencher as encomendas.” Quando a DW recebeu uma encomenda de 100 bancos para a Camco Drum Co., Don e John aperceberam-se que tinham um produto inovador e que iria vender. Trinta anos depois, a DW está agora a oferecer uma nova versão do banco primeiramente criado, feito de material mais leve, chamado de 6100Adjustable Trap-Case Seat. Com dinheiro emprestado maioritariamente dos seus pais, e de alguns investidores, Don comprou a patente da Camco e reintroduziu o pedal de corrente de nylon Camco 5000 sob o nome da DW. O pedal foi redefinido para melhorar consistência, silêncio, suavidade e ajustamento no seu funcionamento. Como o pedal estava rapidamente a tornar-se “a escolha dos bateristas,” Don continuou a procurar maneiras de o melhorar. A introdução da Chain & Sprocket drive system em 1980 não só melhorou vastamente o pedal DW, como também ajudou a destacar-se em muito em relação aos outros pedais do mercado. Três anos mais tarde, a DW introduziu um pedal de bombo duplo que incorporava uma única ligação com articulações universais. O pedal duplo DW 5002 não só fixou a posição da DW no mercado como inovadores; ele abriu uma nova era na arte de tocar bateria, já que, pela primeira vez na história, os bateristas de pedal simples, poderiam agora utilizar os dois pés para criar novos ritmos, e aumentar a velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário