20 de setembro de 2012

Dia do Baterista 20/09

Então meus caros, hoje é o Dia do Baterista!!! O famoso batucador e barulhento, que costuma não parar quieto, sempre batendo os pés e tudo que vê que barulhar rs*, mas um membro indispensável na cozinha da banda (que nessa foto se mostra literal rs). É
um ramo que da trabalho, é caro, faz calos nas mãos, tem que carregar peso, suja as mãos de graxa e se corta muitas vezes, demora montando (e armengando muito tbm), mas que é super recompensado pelo prazer de tocar. Então venho deixar meu abraço a todos os amigos e parceiros de profissão, que seguem batucando com determinação!!!
Um baterista é um músico que toca bateria, particularmente o kit de bateria (ou bateria americana), formado geralmente pelo bumbo, surdo, chimbau, caixa e pratos (podendo ter vários tipos de ton-tons). O termo percussionista normalmente refere-se mais genericamente à pessoa que toca instrumentos de percussão, com baquetas ou não, como os tímpanos, vibrafone, tambor, pandeiro, chocalhos, tamborim e tantos outros, ou ainda utiliza o próprio corpo para montar células rítmicas, batendo palmas, no peito, ou utilizando guizos atados às pernas, etc. Alguns percussionistas montam seus próprios kits de percussão. Muitos bateristas acrescentam instrumentos não convencionais às suas baterias.

Bons bateristas são músicos experientes com um ouvido acurado para o ritmo e a forma musical, que agem como a força rítmica de todo um conjunto. Um bom baterista é preciso, técnico e sensível ao que a música pede, sabendo exatamente onde colocar notas e onde deve haver espaço para a música respirar.

As diversas abordagens da bateria vão das mais minimalistas(com kits reduzidos e em certas apresentações de cunho educacional, apenas com uma peça, em especial a caixa) às mais complexas com kits de tons cromáticos onde a afinação simula as notas encontradas na escala ocidental. As diferentes abordagens dependem da proposta musical de cada grupo ou artista-solo.

O baterista é o mais responsável da banda, pois seu instrumento é percussivo, o que dá o ritmo pra musica. A pegada do baterista é o mais importante (depois da experiência), pois define o rítmo da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário