19 de outubro de 2012

Baterista - Igor Cavalera

Igor Cavalera é indiscutivelmente um dos bateras mais influentes do Brasil e do mundo. Com sua brutalidade, pegada forte, kits das maiores polegadas possíveis, Igor se tornou um batera de grande destaque e fez escola pra muita gente com seu estilo. O mais interessante com relação ao Igor, é que quando se achava que o cara seria só mais um metaleiro da pesada, ele se mostra super versátil, fazendo inúmeros trabalhos com artistas brasileiros dos mais variados estilos.
Igor Graziano Cavalera começou a tocar bateria e percussão muito cedo. Quando o Sepultura foi formado, Igor era o membro mais novo, com apenas 13 anos. Sepultura foi um grande sucesso quando ele ainda era muito novo. Em 21 de Abril de 1984, Igor tocou pela primeira vez em uma bateria de verdade.
Nos primeiros álbuns, as linhas de bateria de Igor eram caóticas, seguindo as tendências do thrash dos anos 80. Esse estilo ele aperfeiçoou de 1988 a 1991 (nos álbuns Beneath the Remains e Arise) já chegando por aí a ser um grande baterista muito admirado por suas "viradas" e bumbos muito velozes em "tercetas" e outras variantes de bateria, tudo no estilo thrash-metal. Entretanto, a era em que ele criou uma nova "escola" na técnica de bateria foi após 1993. Seu estilo inovador no álbum Chaos A.D.trouxe elementos tribais, o uso constante de pedal duplo e uma grande quantidade de tons incorporados na música. Um exemplo clássico de sua contribuição é a introdução da música "Territory" (1993, Chaos A.D.). Ele ainda aprimorou esse estilo e o elevou a um nível mais alto no álbum Roots, de 1996, adicionando mais elementos tribais ainda à música do Sepultura.
Em 13 de janeiro de 2006, foi anunciado que Iggor iria dar um tempo em suas atividades com o Sepultura, pois tornaria-se pai pela quarta vez, e gostaria de aproveitar o tempo com seu filho recém-nascido. Em seu lugar, para a turnê européia do disco Dante XXI, foi colocado o baterista Roy Mayorga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário