9 de abril de 2013

Baterista - Steve Gadd

Hoje é o aniversario de uma Fera, uma lenda e porque não dizer um dos bateristas mais influentes de todos os tempos, Steve Gadd definiu um novo padrão em técnicas contemporâneas e em desempenho, e com isso lançou milhares de seguidores.
Steve Gadd nasceu em Rochester, Nova York, em 09 de abril de 1945.
O Tio de Steve, que era um baterista do exército, encorajou-o a fazer aulas de bateria com 7 anos de idade, quando Steve tinha 11 anos já tinha tocado com Dizzy Gillespie. Estudou música na Eastman College, em Rochester, tocando em concertos, e à noite em um clube com Chick Corea, Chuck Mangione, Romano Joe e Frank Pullara. Após a faculdade, no exército, passou três anos em uma banda militar. Em 1972, formou um trio com Tony Levin e Mike Holmes e foi para Nova York. O trio foi se acabando, mas Gadd começou a trabalhar bastante como músico de estúdio.
Até o final da década de 70, Gadd foi, provavelmente, o baterista mais imitado no mundo. No Japão, as transcrições de seus solos estavam à venda, e todos os bateristas líderes japoneses estavam tocando como ele. Chick Corea, comentou: "Todo baterista quer tocar como Gadd, porque ele toca muito... Ele trouxe o pensamento de orquestra e composição para a bateria e, ao mesmo tempo tem uma grande imaginação e uma grande habilidade."
Após graduar-se em Eastman, Steve foi convocado para o Exército. Ao realizar sua turnê de três anos de serviço, Steve acabou tocando bateria na banda militar. Depois de deixar o Exército, Steve começou a fazer shows com sua grande banda em Rochester. Foi depois de se mudar para New York City que Steve se tornou um dos mais procurados músicos de estúdio na cidade. Era como um músico de estúdio que Steve chegou, e trabalhou com alguns músicos como Chick Corea, Paul Simon, Donald Fagen e Walter Becker, Aretha Franklin, Carly Simon, Bob James, Nancy Wilson e Joe Cocker.
Na década de 70 e 80, Steve gravou cinco álbuns com Chick Corea, vários álbuns com Al DiMeola incluindo Electric Al's Rendezvous, e gravou e excursionou com Gato Barbieri, George Benson, Stanley Clarke, Steely Dan, Joe Cocker, Ferguson Maynard, Roberta Flack, Jim Hall e, claro, Paul Simon.
Em 1976, Steve tornou-se um membro do grupo Stuff with Gordon Edwards, Richard Tee, Eric Gale, Cornell Dupree e Chris Parker, enquanto continuava sua agenda pesada de trabalho em estúdio. No final da década de 70, Steve não só tornou-se um dos melhores bateristas, mas também um dos mais imitados e reverenciados do mundo. Steve tornou-se baterista de Eric Clapton, solidificando sua reputação como um dos bateristas mais talentosos e hábeis de sua geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário