4 de fevereiro de 2013

Baterista - Marx Roach

Voltando no baú dos grandes bateras, hoje vale a pena relembrar o grande Max Roach,  influente musico que deu uma enorme contribuição a diversos direcionamentos rítmicos, e que é com certeza um dos grandes mestres do Jazz.

Max Roach foi um dos primeiros bateristas a tocar o Be Bop e, desde que entrou em cena nos anos 40, ele tem sido o auge do progresso na música do século XX.
Nascido em 10 de janeiro de 1924, Roach se mudou de New Land para o Brooklyn, em Nova York, quando ele era ainda criança. Seus primeiros trabalhos como baterista foram em igrejas de música Gospel com a idade de 10 anos. Ele estudou música na Manhattan School of Music e começou suas relações com Dizzy Gillespie e Charlie Parker em 1942. Roach conduziu um grupo de hard-bop com Clifford Brown nos anos 50 onde também tocavam Sonny Rollins e Harold Land. Ele tocou em vários outros tipos de contextos como solos, duetos, trios, quartetos de cordas e outros. Em 1988 Max Roach entrou para o Hall da Fama. Sem dúvidas este é um dos maiores nomes do jazz. Ouvir Max Roach é um dever e um privilégio para os amantes da boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário