O Bumbo é a "batida do coração" da bateria. Muitos bateristas realmente não sabem como fazer o bumbo soar bem, eles apenas colocam de todo jeito um cobertor ou travesseiro no seu interior. O bumbo em geral é feito de madeira e sempre com duas peles pra obter Ressonância.
Ressonância é a vibração do tambor quando depois que você percute nele com a baqueta, ou no caso do bumbo quando percutido com o "pirulito" (batedor do pedal), você tem o mesmo efeito de quando você coloca a cabeça dentro de um tambor de óleo e gritar "Alô" ( A l l ô ô ô, A l l ô ô ô ).
A verdade é que você na maioria das vezes tem que realmente usar algo para abafar o bumbo. O quanto você vai abafar depende das dimensões do bumbo e do som desejado. Alguns bateristas usam um cobertor encostado na pele de trás e da frente, outros usam travesseiros. Existem também os "Muffles" de vários modelos e marcas, que são abafadores desenvolvidos pelas empresas que fabricam as peles. Bem, o processo inicial de afinação é o mesmo de qualquer outro tambor. Coloque a pele, o aro e aperte os parafusos com os dedos até fixar bem. Depois aperte cada parafuso em cruz, procurando igualar a tensão em todos os pontos da pele. Como nos outros tambores, você deve experimentar vários tipos de abafadores e tensão nas peles. O melhor timbre vai depender muito do tipo de música a ser tocada e do gosto pessoal do músico. Tome cuidado com a ressonância. Se seu bumbo tem uma "sobra" de som grande, seu groove pode soar indefinido, principalmente ao aplicar muitas notas no bumbo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário